domingo, 30 de junho de 2013

Mobilidade no Sagrado



O Bairro do Sagrado é uma importante região de Lages totalmente desprovida de via de deslocamento rápido. Se estando na Av. Pres Vargas e desejando-se ir até a BR-282 as alternativas são através da Av. Belisário Ramos/Duque ou Av. Luis de Camões, caminhos evidentemente longos. Uma terceira alternativa é percorrer as ruas secundárias no interior do bairro.

Em conversa com o professor João Preto ele me disse que quando secretário municipal há muitos anos tentou implantar a Av. Brasil até o Av. Duque de Caxias, não conseguindo por razões da época, principalmente políticas. Esta via viria de encontro ao que proponho aqui neste "post", pois criaria uma via de deslocamente rápido cortando o Sagrado ao meio e implementaria significativamente a mobilidade urbana de Lages.

Recentemente foi construída uma loja bem em frente a Av. Brasil, por onde esta deveria passar. Se olharmos com mais cuidado, a remoção desta loja construída em local inadequado abriria um corredor até a av. Duque de Caxias que poderia ser implementado sem muitas dificuldades, usando-se a rua Adolfo Konder. Como complemento uma integração com a rua Jairo Luiz Ramos nos daria um fácil acesso ao BIG, que com certeza demandará um fluxo grande de veículos. veja as imagens:






Rua Jairo Luis Ramos


Esta rua que passa ao lado do estádio e vai até a rua Getúlio Vargas servirá de acesso ao BIG e deve ser remodelada no mesmo padrão que começou como derivação da rua Humberto de Campos. Seu calçamento está todo ondulado e tenderá a ficar pior pois está servindo de canteiro de obras. Deve ir como preferencial desde a Humberto de Campos até a Duque, sendo preferencial sobre a Getúlio Vargas.  Uma ligação a rua Hirto Melegari por aquele terreno baldio seria interessante.





quarta-feira, 12 de junho de 2013

Novo Centro de Lages



Vi no Youtube o vídeo (https://www.youtube.com/watch?v=knHDngY87zE ) da remodelação do centro de Lages e fiquei um pouco decepcionado com o projeto. Há algum tempo que tenho notado, que principalmente nos sábados é quase impraticável andar nas calçadas da Nereu Ramos. Acho que elas deveriam ser alargadas suprimindo-se os dois estacionamentos e uma das pistas, deixando apenas uma pista no centro da rua.

Além das calçadas muito estreitas tem ainda os canteiros pisoteados que não servem para nada além de atrapalhar o fluxo dos pedestres. Este ítem deveria ser revisto.


Acesso ao Univest


O trecho da rua Benjamin Constant que vai da Av. Mal Floriano até a rua São Joaquim necessita ser remodelado urgente. As calçadas ali são excessivamente largas e a rua muito estreita. Durante a entrada/saída dos estudantes do Univest fica difícil passar por ali. Se houverem veículos estacionados dos dois lados é impossível que dois outros veículos circulem ao mesmo tempo em direções opostas.

Observe a imagem Cabem uma Van estacionada de cada lado e uma passando, ou mesmo um caminhão. Se for um caminhão estacionado de cada lado, não sei se um terceiro passa. Vale lembrar que o movimento neste trecho é grande durante a entrada/saída das aulas.


Observe que somando a largura das duas calçadas tem-se um espaço maior que a rua.

Esta rua ainda pode ser transformada em um acesso a rua Lauro Muller desde a rua São Joaquim. Uma remodelação em padrões modernos de avenida ficaria muito bom.

terça-feira, 11 de junho de 2013

Rotatórias de Lages

Esta do cemitério da Penha é uma das melhores ou menos piores, e pode ser melhorada muito.


Há de se chamar atenção para a estética das obras que se faz em Lages. A administração anterior era especialista em mau gosto e falta de estética. Faziam-se obras "por onde os veículos pudessem passar" sem muita preocupação com a estética. As rótulas/Rotatórias de nossa cidade são horrorosas e deveriam receber um trato melhor. Chamo a atenção do nosso engenheiro Joel, meu velho conhecido e que já demonstrou dinamismo e visão logo no início da nova administração, que esperamos vá suplantar de longe a anterior, o que não é muito difícil.

Destaco as duas rotatórias do cemitério Cruz das Almas que são terríveis, em especial aquela da Av. D. Pedro II, e a do final da Av. Marechal e outras. Não é tão difícil fazer algo bonito e simples, basta pesquisar um pouco na internet, para se ter alguns exemplos.

Ainda se falando em estética e nada a ver com trânsito, aproveito o espaço para comentar que uma cidade como Lages, que tem na festa do Pinhão seu principal atrativo turístico, deveria implementar uma ação de plantio de Araucárias em toda a cidade, em especial em nossas praças. Araucárias são muito bonitas e dariam um aspecto característico a nossa cidade. Sei que existirão aqueles que dirão que fazem muita sujeira, mas para isso existe a Secretaria do Meio Ambiente para manter. 

Alguns exemplo de rótulas a serem observados:






segunda-feira, 10 de junho de 2013

Viaduto da Uniplac


O cruzamento entre a Av. D. Pedro II e a rua Frei Gabriel/Av. Castelo Branco é um dos pontos mais caóticos do trânsito lageano, quando do horário de início das aulas e seu término. Este local necessita de um viaduto. O sentido carece de melhor avaliação, pois não há desnível.

Acesso a rua Lauro Muller


O Acesso à rua Lauro Muller é precário e foi uma solução encontrada de baixo custo, ou seja, foi o que foi possível fazer. Uma solução definitva deverá ser buscada e aqui vai a minha sugestão de um traçado mais a altura da via que corta todo o centro de Lages e deverá, no futuro ir até o Coral através da Avenida Brasília.  Não é uma solução barata pois envolve a desapropriação de 3 ou 4 propriedades, mas que dará uma nova cara ao acanhado acesso hoje existente. A existência da praça Melvim Jones que teria que ser remodelada, facilita a execução deste projeto. Esta rótula, que deveria ser construída com padrões estéticos mais rigorosos e não como as demais rótulas horrorosas da cidade, abrigaria a praça e daria um aspecto moderno a este local que afinal é o ponto de  partida para o outro lado de Lages. Aproveito para incluir neste projeto a rua Benjamin Constant já com sua orientação invertida e restituída a sua antiga condição de via preferencial. A rua Sete de Setembro entre o Tito Bianchini e a Marechal deverá ter mão única, pois é uma via estreita e em sua esquina com a Av. Marechal tem um Hotel que frequentemente recebe ônibus e veículos diversos o que a torna como está um ponto de congestionamento e confusão.

Tunel na rua Caetano Vieira da Costa


A rua Caetano Vieira da Costa que vai virar avenida cruza a rua Frei Rogério em outro importante "nó" do transito de Lages. A ativação na nova avenida deverá incrementar o trânsito neste cruzamento. A topografia do local é propícia a implantação de um túnel que evite tal cruzamento. É uma solução que carece de recursos para sua implantação mas que acabaria com mais este cruzamento e permitira uma fluxo melhor pelo local.