quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Rua Correia Pinto e entorno do Tanque



Dando sequência às primeiras alterações sugeridas passo para a rua Correia Pinto e o entorno do tanque. Neste local considero como ponto crítico o cruzamento da rua Emiliano Ramos e a rua Caetano Vieira da Costa. Existe fluxo intenso no sentido das duas ruas e logo acima existe um semáforo que obriga que o fluxo pare, constantemente. É muito complicado passar ali (quando o caminhão da Havan resolve estacionar aí tranca tudo mas isto não tem nada a ver com o fluxo do trânsito).

A rua Correia Pinto continua como está, assim como a rua Emiliano Ramos.

A rua Aristiliano Ramos continua como está até a rua Emiliano Ramos, e passa a ter sentido único da rua Frei Rogério até a rua Emiliano Ramos.

A rua Emiliano Ramos, ao chegar ao atual cruzamento com a rua Caetano Vieira da Costa passa a fluir nos 3 sentidos, eliminado este cruzamento que considero crítico. O semáforo da rua Caetano Vieira da Costa com a Correia Pinto continua, ou talvez possa ser eliminado, visto que fluxo lá tende a diminuir com esta alteração. Se continuar deverá ser adicionado outro semaforo no mesmo entroncamento do outro lado da rua no segmento que vem da praça Vidal Ramos.

A rua Caetano Vieira da Costa passa a fluir no sentido Rua Emiliano Ramos - Rua Frei Rogério. O semáforo é mantido, só invertido. Tenho outra ideia para este local porém vou deixar para outra postagem.

Na extremidade do Tanque junto a rua Caetano Vieira da Costa deverá ser construída um segmento de retorno de forma a possibilitar o contorno circular do tanque.

As ruas Zeca Neves, Cel. Mário Sell , Lrg Rotary e Praça Jonas Ramos no entorno do tanque tem seus sentidos mantidos, ou seja todo o entorno do tanque flui no sentido horário.

A rótula do Angeloni continua como está, porém deverá ser reavaliada se é realmente necessária.

A rua Gen Nepomuceno Costa entre a rua Frei Rogério e rua Zeca Neves tem seu sentido invertido, assim como a rua Simeão Moritz entre o Tanque a Frei Rogério.

A rua Zeca Neves deverá ser transformada em via rápida a partir da rótula e fluir rapidamente em direção a av. Pres Vargas.

Aquela rua que não sei o nome (não tem no google) entre as ruas Emiliano Ramos, praça Jonas Ramos e Rua Zeca Neves terá seu sentido invertido e fluirá em direção a rua Emiliano Ramos.

A rua Frei Rogério continua como está. A rua Fausto de Souza entre a Correia Pinto a a Emiliano Ramos flui neste sentido, ou seja, continua como está.

Eliminamos dessa forma mais um cruzamento crítico de nossa cidade e passamos ter um trânsito com maior fluidez.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Rua Lauro Muller

A rua Lauro Muller continua como está e na minha opinião ficou muito boa, pois corta o centro de um lado a outro, e no futuro deverá ser complementada até a Av. Brasília, penso eu. Porém carece de algumas modificações no seu início na Av. Mal. Floriano, cujo acesso ficou um tanto "esquisito".

Também não me conformo com aquele desvio de traçado feito em frente a delegacia para atender a um terreno em particular. Penso ser um total absurdo.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Terminal Urbano


Como primeira sugestão começo trocando o terminal urbano de lugar (quadrado azul), devolvendo a praça Vidal Ramos seu espaço original. 

O terminal pode ser construído no trecho da rua Nereu Ramos (acho que este trecho leva este nome) entre a avenida Belisário Ramos e a rua Cel Serafim de Moura, valendo-se do espaço duplo deste segmento de rua, e dos terrenos adjacentes, onde hoje é o estacionamento da Transul, a Locadora Video Cidade e fundos. 

O terminal teria acesso de saída diretamente para a avenida Belisário Ramos para aqueles ônibus que se dirigem ao Coral, Av. Duque de Caxias, Conta Dinheiro, Popular, Penha etc.., e para a rua Cel Serafim de Moura para aqueles de sentido oposto que se dirigem ao Conte, Santa Helena, etc... 

A rua Cel. Córdova passa a subir desde a Av. Belisário Ramos.

A rua Cel. Serafim de Moura tem seu sentido invertido por toda a extensão.

O acesso a partir da avenida Belisário Ramos até a praça Vidal Ramos será pela rua Cel. Córdova, dos dois sentidos.

Quem vem da rua Otacílio Vieira da Costa passa a subir a rua Cel Córdova ao invés do atual gargalo onde os veículos cruzam uns aos outros entre estas duas ruas. Quem vem da Cel. Serafim de Moura pode acessar a rua Otacílio Vieira da Costa sem cruzar na frente de ninguém.

Como é e como pode ficar. um dos grande gargalos do trânsito de Lages. Esta é a solução.

O atual cruzamento do Banco do Brasil deixa de existir, pois os veículos que sobem a Cel. Córdova podem se dirigir a direita em direção ao Map Hotel, a esquerda em direção a rua Quintino Bocaiúva que tem seu sentido invertido até a rua Fausto de Souza, ou ainda pode continuar subindo a rua Cel Córdova.

A rua Fausto de Souza passa a descer em sentido inverso da rua Correia Pinto até a Av. Belisário Ramos.

Quem desce a rua Nereu Ramos, obrigatoriamente deverá seguir em sentido a rua Quintino Bocaiúva (a direita).

A rua Martinho Nerbass passa a ter sentido único da rua Quintino Bocaiúva até a rua Cel.Serafin de Moura, e sentido contrário da rua Quintino Bocaiúva até a rua Correia Pinto.

O trecho da rua Nereu Ramos partindo da rua Cel. Serafin de Moura até a rua Quintino Bocaiúva tem seu sentido invertido de forma a evitar que quem desce a Nereu Ramos cruze a Quintino Bocaiúva.

Na avenida Belisário Ramos deverá ser construída uma plataforma sobre o ria Carahá (em verde) desde a ponte da rua Fausto de Souza até a rua Cel Córdova de forma a abrigar duas pistas de espera para se entrar à esquerda, uma para os ônibus quem chegam ao terminal e outras para os demais veículos. Esta plataforma poderá ser ainda maior e deverá ter, pelo menos, o comprimento da soma de todos os ônibus que vem da direção da avenida Duque de Caxias e chegam ao terminal ao mesmo tempo. Esta plataforma acabará com a atual espera do semáforo ali existente, que provoca a interrupção do fluxo da Av. Belisário Ramos no sentido rua Fausto de Souza/Rua Cel. Córdova.

Eliminamos dessa formas o cruzamento da Nereu Ramos com a Quintino Bocaiúva, o Cruzamento do Banco do Brasil, e o fluxo anômalo da rua Otacílio Vieira da Costa com a Cel. Córdova.

Vale ressaltar que estas mudanças podem ser implementadas sem que o terminal seja mudado e a plataforma construída, algumas pequenas modificações na saída do terminal seriam necessárias, mas nada de grande monta, embora estas modificações sejam interessantes.

Critérios

A seguir listo alguns critérios que considero válidos para uma melhor fluidez do trânsito de uma cidade. Nem sempre é possível aplicá-los, porém em muitas situações com certeza eles fazem a diferença.

  1. Eliminar ao máximo os cruzamentos e semáforos, tentando direcionar o fluxo de forma a fluir em todas as direções possíveis, nem que isto implique que os veículos tenham que percorrer um percurso um pouco maior.
  2. Eliminar os retornos muito próximos, forçando os veículos e percorrem distâncias maiores, desta forma dando mais fluidez ao fluxo. Este é o mesmo principio aplicado em avenidas modernas, onde se elimina os retornos evitando carros parados aguardando para poderem cruzar a via de sentido inverso.
  3. Direcionar o fluxo das vias sempre em sentido único, salvo aquelas que possuírem largura suficiente para sentido duplo, como por exemplo a rua Otacílio Vieira da Costa.
Outros critérios serão acrescentados com o tempo.

Objetivo do Blog

O Trânsito de Lages, apesar de algumas modificações feitas nos últimos tempos, umas boas e outras questionáveis, tem muito o que melhorar. Não sou especialista em trânsito, porém como motorista e pedestre andando todos os dias pela nossa cidade, vivencio situações que na minha opinião poderiam ser diferentes.

Vou usar este blog para brincar um pouco de planejador de trânsito e expor a minha visão de como nosso trânsito poderia ser, sem compromisso com eventuais tecnicalidades que possa estar infringindo, e nem um pouco preocupado com o custo financeiro de minhas sugestões, pois como foi demonstrado pelo Sr. Jacinto Bet quando de seu empenho pela viabilização da travessia urbana da BR-282, recursos existem e não é tão difícil assim consegui-los, basta que existam projetos e empenho.